domingo, 5 de agosto de 2012

Atividade: Qual é o seu nome?

O texto "Qual é o seu nome?" do autor Marco Antonio Hailer, é muito interessante para ser trabalhado no início do processo de alfabetização.

QUAL É O SEU NOME?

TODO MUNDO TEM UM NOME.
DIGA LÁ QUAL É O SEU.
MARIANA, RODRIGO, JÚLIA OU ANDRÉ,
O SEU NOME, QUAL É QUE É?
EU TENHO UMA TIA QUE SE CHAMA RAIMUNDA.
ELA TEM COCEIRA NA PONTA DO PÉ.
QUANDO ELA TIRA O SEU SAPATO,
AI, MEU DEUS, MAS QUE CHULÉ!
E FIZ UM A, E FIZ UM N,
E FIZ UM G,
E FIZ UM E, E FIZ UM L,
E FIZ UM A,
O QUE É QUE DÁ? ÂNGELA!
E FIZ UM R, E FIZ UM O,
E FIZ UM M,
E FIZ UM E, E FIZ UM U,
E NO FINAL O QUE É QUE DEU?
ROMEU!

Após terminar a leitura entregue os crachás com os nomes de cada aluno e diga que vão usá-los todos os dias durante a aula. Explicar sobre os crachás e dizer que no mesmo está escrito o seu nome para que o professor e outras pessoas da escola possam identificá-los e chamá-los pelo nome de forma correta.

É interessante construir uma lista com o primeiro nome de cada aluno da sala, e fixar essa lista no caderno de cada um.

Sugestões de atividades

sábado, 4 de agosto de 2012

Entrevista com a escritora Ana Maria Machado

Jô Soares entrevista Ana Maria Machado, autora que já vendeu mais de dezoito milhões de livros. Ela é autora das histórias da Coleção Mico Maneco.


Abaixo uma das histórias da coleção Mico Maneco, "Menino Poti".

Livros: Série Mico Maneco, de Ana Maria Machado

A Coleção Mico Maneco, de Ana Maria Machado, é uma ótima forma de iniciar o processo de alfabetização. Saiba porque...

Série Mico Maneco, de Ana Maria Machado

As histórias da Coleção Mico Maneco, com textos de Ana Maria Machado e ilustrações de Claudius, já se tornaram clássicos da literatura infantil brasileira. Lançados há mais de 30 anos, os quatro primeiro livros da coleção – Mico Maneco, Menino Poti, Cabe na mala e Tatu Bobo – ganham da Editora Salamandra nova roupagem.

A coleção oferece uma fascinante aventura: aprender a ler, lendo. Os textos curtos com sílabas simples permitem que o leitor entre no mundo da leitura, estimulando o domínio e a compreensão de texto. São histórias imaginativas, que apresentam personagens bem brasileiros e trazem a leitura para o cotidiano das crianças. Organizada em vinte livros agrupados de acordo com a dificuldade da leitura, Mico Maneco acompanha o leitor à medida que vai apresentando maior capacidade de leitura.

“Quando meu filho tinha quatro anos, inventei uma brincadeira com sílabas e, num instante, ele estava lendo”, relata a escritora. Desta brincadeira nasceu o primeiro título da série: Mico Maneco. “Já fiz uma porção de livros, mas poucos me dão tanta emoção como estes: para muitas crianças, o primeiro livro da vida”, diz.

O projeto gráfico proposto pela Editora Salamandra conta com novas ilustrações de Claudius Ceccon, que também desenhou a primeira edição das obras. “Os personagens ganharam o visual que as crianças amaram; visual que se mantém mais caprichado nesta nova edição”, explica o ilustrador. “Foi gostoso dar uma cara à ideia maravilhosa que Ana Maria teve, de criar histórias divertidas para que as crianças aprendam a ler e a gostar da leitura. As imagens se articulam harmoniosamente com o texto, complementando o sentido original ou – magia do desenho – propondo novos significados.”.

Inicialmente os quatro livros da Mico Maneco I ganharam nova edição. Os títulos são voltados para crianças a partir de cinco anos em fase de alfabetização.

Fichas Técnicas: 

Mico Maneco
Autor: Ana Maria Machado
Ilustração: Claudius
Faixa etária: A partir de 5 anos
Indicação: Alfabetização (EI)
Formato: 20 x 20
Número de páginas: 24
ISBN: 978-85-16-07294-0

Cabe na Mala
Autor: Ana Maria Machado
Ilustração: Claudius
Faixa etária: A partir de 05 anos
Indicação: Alfabetização (EI)
Formato: 20 x 20
Número de páginas: 24
ISBN: 978-85-16-07296-4

Tatu Bobo
Autor: Ana Maria Machado
Ilustração: Claudius
Faixa etária: A partir de 05 anos
Indicação: Alfabetização (EI)
Formato: 20 x 20
Número de páginas: 24
ISBN: 978-85-16-07293-3

Menino Poti
Autor: Ana Maria Machado
Ilustração: Claudius
Faixa etária: A partir de 05 anos
Indicação: Alfabetização (EI)
Formato: 20 x 20
Número de páginas: 24
ISBN: 978-85-16-07295-7

Sobre a autora
Escritora, tradutora, ensaísta, há mais de 40 anos Ana Maria Machado vem conquistando reconhecimento, no Brasil e no exterior, pela qualidade de seu trabalho.

Em 2000, Ana recebeu a medalha Hans Christian Andersen, o prêmio mais importante da literatura para crianças e jovens. Em 2003, tornou-se membro da Academia Brasileira de Letras, da qual, desde 2011, é também presidente.Em 2010, ganhou na Holanda o prêmio Príncipe Claus, segundo o júri para "premiar sua literatura notável, sua capacidade de abrir as fronteiras da realidade para jovens e comunicar valores humanos essenciais a mentes e corações impressionáveis".

Fonte: http://www.s2publicom.com.br/




Jogo da Memória do Alfabeto

Colorir, colar atrás de uma cartolina e recortar. Número de participantes: 4 crianças

Objetivo da atividade:
1- Identificá-las como um conjunto de entidades específicas;
2- Associar-lhes os sons correspondentes



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Sugestão de leitura: "de Avestruz a Zebra"

Recomendo a leitura do livro "de Avestruz a Zebra", da Editora Ática. Essa é uma forma muito gostosa dos alunos aprenderem as letras do alfabeto, uma vez que nessa fase de crescimento eles são apaixonados por animais.

O livro enumera bichos de A a Z, uma letra para cada animal: avestruz, búfalo, capivara, dromedário, elefante, foca, girafa, hipopótamo, iguana, jacaré, leão, macaco, narval, onça, preguiça, quati, rinoceronte, sapo, tamanduá, urso, veado, xeréu e zebra. Cada bicho é apresentado com rima e humor que explicam algumas de suas características.


Após a leitura do livro, recomendo a montagem de um varal com a imagem e o nome de cada um desses animais. Esse varal precisa ficar, preferencialmente, acima da lousa. A visualização ajudará muito na assimilação das letras do alfabeto.

Outra atividade interessante é montar um bingo com o nome desses animais. As crianças vão adorar!

Mais sugestões de atividades